segunda-feira, 26 de julho de 2010

Atletas investem em preparação para os Jogos Regionais

Para obter um bom desempenho durante os jogos, os competidores trabalham aspectos físicos e psicológicos

Por Amanda Simpson – 1º JO Not

Os Jogos Regionais, além de estimular e divulgar o esporte, também têm a intenção de revelar novos talentos. Com o decorrer dos anos, os atletas estão se mostrando cada vez mais preparados para as competições.
Treinamentos diários muitas vezes não são suficientes. É necessário que haja também determinação e esforço por parte dos atletas e um acompanhamento extra de determinados profissionais, como por exemplo, nutricionistas e psicólogos. Para que um atleta esteja bem preparado para qualquer competição, além de ter um bom preparo físico, ele deve estar equilibrado emocionalmente. A psicóloga Liete Tadeucci avalia que para participar dos Jogos Regionais, os exercícios de motivação são essenciais. “Nós, psicólogos, tentamos auxiliar os atletas criando recursos internos de vitória, conquista e positividade. São exercícios diários que estimulam a autoestima e eliminam o medo”, explica Liete.
O auxílio de um profissional da área pode parecer irrelevante, mas não é. “O ideal é que este profissional atue no local de trabalho dos atletas, para que eles possam melhorar seu desempenho nas quadras. Esta preparação psicológica é muito importante no momento que antecede os jogos”, salineta o treinador de vôlei Robson Rodrigues de Assis.
Da mesma forma que o trabalho de um técnico juntamente com um psicólogo beneficia e proporciona um bom desempenho aos competidores, o acompanhamento de um nutricionista também é fundamental. Os treinos exigem muito esforço, e consequentemente, os atletas gastam uma grande quantidade de energia, que deve ser readquirida por meio de uma alimentação saudável e balanceada. “O atleta que ingere quantidades insuficientes de nutrientes ficará subnutrido, o que pode comprometer o desempenho nas competições e nos treinamentos. Quando a ingestão de calorias é inferior à necessidade da pessoa, os estoques de gorduras e glicogênio ficam comprometidos, prejudicando a prática de atividade física”, ressalta a estudante de nutrição Bianca Moreira Rossi.
O nervosismo e a ansiedade são normais durante um evento esportivo como este. Muitas expectativas são criadas e todos buscam com emprenho seus objetivos. Larissa Tortelli Alves, 18 anos, pratica vôlei há cinco anos e teve a oportunidade de participar dos Jogos Regionais em 2009. “É uma sensação muito boa estar participando novamente dos Regionais, porque conhecemos pessoas novas de lugares diferentes e podemos trocar experiências”, diz a jovem.
Para os atletas, este mês de julho tem oferecido uma grande oportunidade para mostrar e se orgulhar do resultado de um semestre inteiro de muito trabalho, dedicação, e treinamento. É com apoio desse conjunto de profissionais e fatores que colaboram para que, no final, os atletas voltem para casa vitoriosos.

Amanda Simpson / Jogos Regionais


A jogadora de vôlei Larrissa Tortelli Alves conta com o apoio do treinador Robson Rodrigues de Assis